AFROEXPLO
Significado: Explosão Africana (no sentido de expansão da cultura, educação e tudo que se traz genealogicamente espalhado pelo mundo).

É um projeto realizado pelo Instituto Cultural Congo Nya (ICCN) e apoiado pelo FAC – DF (Fundo de Apoio à Cultura). O evento tem como objetivo difundir e valorizar a cultura afro-brasileira e negra, a partir das oficinas de teatro, dança negra contemporânea, dança de rua e percussão. As quais trazem como resultado, a criação de um espetáculo de artes integradas, que em cada edição conta uma história sobre africanidade.
Teve início em 2002, com alunos da escola Centro de Ensino Fundamental Cerâmica São Paulo de São Sebastião-DF. Em 2003 e 2004 o projeto ganhou uma proporção maior e passou a ter visibilidade pública com o nome ''II e III Desfile de Moda Afro com Meninas e Meninos de São Sebastião''. Em 2006 sua nomenclatura foi alterada para ''IV Desfile de Moda Afro''.
Com o conhecimento adquirido durante esse processo e a consciência a cerca do trabalho, criamos uma identidade para o desfile e foi criado o nome AFROEXPLO, na quinta edição, em 2009. Agora com sua nova cara e identidade visual formada, o AFROEXPLO apresenta sua sexta edição:
AFROEXPLO- VI Desfile de Moda Afro” – Nesta edição será abordada a temática “Angola”.